Olá pessoal, neste post vamos verificar como proceder em um caso onde precisamos configurar mais de uma VLAN no mesmo adaptador de rede no Windows Server 2012.

Primeira Verificação:

Caso você precise configurar uma única VLAN na interface, vá para Conexões de Rede - > Propriedades > guia Avançado e selecione o campo VLAN ID e adicionar o valor desejado.

Para configurar várias VLANs na mesma interface , certifique-se de que a porta de configuração " VLAN ID " está configurado para 0 - caso contrário, não irá funcionar.

8.PNG.png


Vamos a configuração:
Já no Windows Server 2012/R2:
1. Abra o Server Manager -> servidor local e clique em " NIC Teaming ".

1.PNG.png

2. Crie um novo team com uma única interface (TEAMS- > Tasks- > New TEAM) . Selecione a interface desejada (por exemplo 40GbE) e atribua um nome.

2.PNG.png

3. Em "Adapters and Interfaces" clique em Tasks- > Add Interface

3.PNG.png

4. Configure a VLAN específica e clique em OK.

4.PNG.png

5. Para adicionar outras VLANs na mesma porta, repita o passo 4.

5.PNG.png

6. Para atribuir um endereço IP para a nova interface , clique em Conexões de rede e encontre a interface VLAN correta que você acabou de adicionar. Em seguida , configure o IP.

6.PNG.png

No caso de você criar três interfaces de VLAN (VLAN 1,2,3) na interface do agrupamento adicionar três endereços IP , aqui está o que você vai ver na janela Server Manager:

7.PNG.png

Troubleshooting
1. se você tentar configurar várias VLANs , certifique-se que o valor do campo " VLAN ID " na aba de propriedades "Avançado" é 0.
2. Certifique-se de que as portas de switch estão configurados para passar o tráfego VLAN configurado (tipo = switchport trunk)
Referência:
http://blog.atlanticmetro.net/2014/04/30/using-vlan-tagging-on-windows-server-2012/

6 comentários

Francisco · 09/06/2017 às 01:25

Olá Erick.

Estou tentando fazer esse mesmo processo no meu Win Srv 2012 R2.
Porém ele tenta montar a Vlan, desabilita a placa de rede e retorna a mensagem para dizendo que a placa esta desabilitada. Já passou por esta situação?

Obrigado

Rodrigo · 05/10/2017 às 17:25

Olá, Erik estou com seguinte situação, tenho 8 vlans que devem ter acesso a um servidor, mas esse servidor só tem uma interface de 10gb, minha pergunta é como faço essas vlan acessar o server, tenho que configurar a porta do switch que é conectado ao server como access ou trunk, o que tenho que configurar em ambos os casos, me ajude por favor.

    Erik R. Filippini · 05/10/2017 às 17:34

    Oi Rodrigo, boa tarde!
    Exatamente, neste seu caso, você precisará configurar tanto a porta do switch quanto a respectiva NIC do servidor como “trunk”.
    Dê uma olhada aqui: https://community.mellanox.com/docs/DOC-1845

    Qualquer dúvida só chamar.

      Rodrigo · 06/10/2017 às 16:14

      Erik a respeito do DHCP, as vlans receberão ip tambem por esta interface e estando em mode trunk vai funcionar ou preciso de alguma configuração além dos escopos no windows server?

Alexandre Longhinotti · 19/06/2018 às 13:04

Olá Erik, estou com Srv2012 R2 em uma VM, mas não tem essa opção de VLAN ID para que eu possa setar 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *